segunda-feira, 4 de junho de 2012

Evasão na SCGE

A Controladoria vive atualmente uma perda contínua dos seus profissionais, principalmente os Analistas de Controle Interno, devido à falta de elementos que retenham os talentos selecionados. Diante disto, a ASCIPE  realizou um estudo sobre a evasão dos ACIs - Analistas de Controle Interno do Estado de Pernambuco, que foi apresentado a Gestão da Secretaria em fevereiro de 2012. De lá para cá esta situação vem se agravando. A ASCIPE divulga os dados atualizados em Maio/2012 do seu quadro de Analistas.

O 1º gráfico mostra a Involução do quantitativo de Analistas de Controle Interno 2009-2012.

Já o 2º gráfico mostra a mesma involução, porém segregado por concurso. O primeiro concurso ocorreu em 2009 com nomeação em 2010, o segundo ocorreu em 2010 com nomeação em 2011 e o terceiro também ocorreu em 2010, porém ainda não há previsão para o curso de formação.

E o 3º gráfico mostra a defasagem de servidores no tempo em relação ao número total de ACIs.

Seguem os gráficos do Estudo:

Gráfico 1: Involução do quantitativo de Analistas de Controle Interno 2009-2012
Gráfico 2: Involução do quantitativo de Analistas de Controle Interno 2009-2012 segregado por concurso.
Gráfico 3: Número de Analistas de Controle Interno


Fonte: ASCIPE

2 comentários:

  1. Só vivemos o planejamento. Precisamos de gente para execução. Para tanto, é necessário a melhoria da carreira e a convocação do pessoal do 3º concurso.

    Basta olhar os dois primeiros gráficos para verificar que há um grande número de pessoal convocado para o curso de formação e poucos têm o interesse de tomar posse. MELHORIA DA CARREIRA JÁ!!!!

    ResponderExcluir
  2. Se continuarmos da maneira que tá, a tendência é sempre ter esta variação no número de servidores. Muitos estão indo embora e os que entrarem do 3º concurso vão trilhar o mesmo caminho. Esta alta evasão não é bom para ninguém, nem para o Estado, nem para os servidores que saem (pois se obrigam a ir algumas vezes para onde não querem por causa da não valorização da CGE-PE) e muito menos para os que ficam, que a cada dia que passa estão mais desmotivados. Para se desmotivar um funcionário é em um piscar de olhos, para trazê-lo de volta a motivação é um esforço muito maior. Mantenha-no sempre motivado!!

    ResponderExcluir